ohio state jersey
OSU Jerseys
asu jersey
Iowa State Football Uniforms
College Football Jerseys
49ers jersey
micah parsons jersey
custom made football jerseys
OSU Jerseys
49ers jersey
College Football Jerseys
ohio state jersey
OSU Jerseys
OSU Jerseys
ohio state jersey

O Programa “Era uma vez, uma semente do bem” foi criado em 2019 pelo Observatório Social de Brusque e suas aplicações tiveram início em outubro daquele ano. O objetivo do programa é resgatar e/ou ensinar ensinamentos positivos, valores éticos e morais através do mundo encantado da literatura infantil,  fomentando a cidadania por meio da contação de histórias. Objetiva-se beneficiar, com as contações de histórias, todos os alunos dos 1°s, 2°s e 3°s anos do Ensino Fundamental I.

Em termos pedagógicos, o momento de contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à leitura, no desenvolvimento da linguagem, da escrita e da imaginação. Com isso, as ações tanto são um complemento educacional como fomentam o ensino pautado em valores para a formação do cidadão.

O intuito do programa também é para que haja mais cidadãos com princípios e valores éticos e morais e que estes possam nortear sua vida e suas atitudes em sociedade. Honestidade, sinceridade, solidariedade, empatia, generosidade, respeito à diversidade, sustentabilidade, cooperação, não violência, participação, ser paciente, autoconfiança, otimismo e gratidão são alguns dos valores e ensinamentos que direcionam a escolha das narrativas. O programa também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 17. 

As contações de histórias são realizadas por uma contadora de histórias profissional com formação na área de atuação (Artes Cênicas) e com experiência em docência infantil.

O programa, de forma presencial, é desenvolvido em cerca de 45min de contação de histórias, para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I em uma sessão matutina e uma sessão vespertina para cada escola, reunindo os alunos destes níveis em um espaço amplo disponibilizado pela escola.

Em 2020, devido à suspensão de aulas presenciais, o programa tem sido executado de forma virtual através de transmissões ao vivo (lives) no Instagram da instituição (@os_brusque) ou transmissões ao vivo (lives) privadas no Youtube (através de link de acesso).

Desde o início da pandemia, até o final do ano letivo de 2020, contabilizaram-se 40 lives, 4.311 acessos ao vivo e 10.089 visualizações remotas, ou seja, o programa atingiu contabilmente 14.400 beneficiados, porém, sabe-se que os números são maiores, pois em um único acesso é possível ter várias pessoas assistindo (pai, mãe, irmãos, avó…).

Com a evolução virtual da aplicação do programa, expandiu-se o público beneficiado. As contações foram divididas em combos separados para o Ensino Fundamental I (agora do 1° ao 5° ano) e também para a Educação Infantil (de 3 a 6 anos de idade). As lives duram em torno de 35 minutos e têm cerca de 3 ou 4 histórias, sempre com valores/ ensinamentos positivos diferentes (como, por exemplo, honestidade, sinceridade, solidariedade, empatia, generosidade, autocontrole sobre momentos de raiva e nervosismo, autoconfiança, otimismo, gratidão…)

O referido programa não tem custo algum para as escolas participantes e/ou alunos e atualmente tem beneficiado alunos das escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá (SC).

Vale ressaltar que as narrativas que já foram contadas no ano de 2020 foram gravadas individualmente e estão disponíveis no canal do Observatório Social de Brusque no Youtube.


ACESSE AQUI A PLAYLIST COMPLETA

Escolada Cidadania do Observatório Social do Brasil

Iniciativa do Observatório Social do Brasil, como contribuição para o Pacto Pelo Brasil, a Escola da Cidadania é uma solução de ensino à distância (EAD). A proposta é trazer, de forma acessível, cursos e qualificações a cidadãos, empresários e gestores/servidores públicos.

Rua Heitor Stockler de França
CEP: 80030-030
Telefone: 41 3307-7058
E-mail: escola@osbrasil.org.br