O intuito do programa também é para que haja mais cidadãos com princípios e valores éticos e morais e que estes possam nortear sua vida e suas atitudes em sociedade. Honestidade, sinceridade, solidariedade, empatia, generosidade, respeito à diversidade, sustentabilidade, cooperação, não violência, participação, ser paciente, autoconfiança, otimismo e gratidão são alguns dos valores e ensinamentos que direcionam a escolha das narrativas. O programa também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 17.
As contações de histórias são realizadas por uma contadora de histórias profissional com formação na área de atuação (Artes Cênicas) e com experiência em docência infantil.
O programa, de forma presencial, é desenvolvido em cerca de 45min de contação de histórias, para os alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental I em uma sessão matutina e uma sessão vespertina para cada escola, reunindo os alunos destes níveis em um espaço amplo disponibilizado pela escola.
Em 2020, devido à suspensão de aulas presenciais, o programa tem sido executado de forma virtual através de transmissões ao vivo (lives) no Instagram da instituição (@os_brusque) ou transmissões ao vivo (lives) privadas no Youtube (através de link de acesso).
Desde o início da pandemia, até o final do ano letivo de 2020, contabilizaram-se 40 lives, 4.311 acessos ao vivo e 10.089 visualizações remotas, ou seja, o programa atingiu contabilmente 14.400 beneficiados, porém, sabe-se que os números são maiores, pois em um único acesso é possível ter várias pessoas assistindo (pai, mãe, irmãos, avó…).
Com a evolução virtual da aplicação do programa, expandiu-se o público beneficiado. As contações foram divididas em combos separados para o Ensino Fundamental I (agora do 1° ao 5° ano) e também para a Educação Infantil (de 3 a 6 anos de idade). As lives duram em torno de 35 minutos e têm cerca de 3 ou 4 histórias, sempre com valores/ ensinamentos positivos diferentes (como, por exemplo, honestidade, sinceridade, solidariedade, empatia, generosidade, autocontrole sobre momentos de raiva e nervosismo, autoconfiança, otimismo, gratidão…)
O referido programa não tem custo algum para as escolas participantes e/ou alunos e atualmente tem beneficiado alunos das escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá (SC).
Vale ressaltar que as narrativas que já foram contadas no ano de 2020 foram gravadas individualmente e estão disponíveis no canal do Observatório Social de Brusque no Youtube.